fbpx
Perspectiva de edifício residencial em BIM

Desenho de Prédio Residencial

Os apartamentos foram o primeiro estudo na criação do conceito Hybrid, que une residência e trabalho no mesmo espaço, com flexibilização do layout das unidades.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Desenho de Prédio Residencial desenvolvido completamente em BIM, incluindo projetos complementares de estrutura, elétrica, hidráulica e AVCB. Este é um dos serviços oferecidos pela POKT Design+Arquitetura em conjunto com o StudioMEP Projetos Complementares.

O estudo para um conjunto de apartamentos híbrido foi desenvolvido há cerca de 10 anos para investidores em São Paulo. Naquela época iniciava-se a predominância do modelo de condomínio clube em construções espalhadas pelo País. Ainda que festejado por construtora e compradores, este tipo de construção provoca um enorme problema urbanístico e social para os habitantes e seu entorno. Por isso se desejava criar um desenho de prédio residencial novo.

Inicialmente a ideia apresentada tomou como base os edifícios residenciais de fachada ativa comuns nas grandes cidades do mundo. Permitiu-se assim que serviços e comércio, instalados no pavimento térreo, coexistisse com unidades habitacionais nos pavimentos superiores. Também, o interior do conjunto cria uma grande praça aberta formando uma quadra livre integrada à cidade. Isso permeia o caminho dos moradores do entorno e promove melhor integração entre os moradores e seus vizinhos.

Bem como o Projeto de Escola e Centro Comunitário que a POKT desenhou em Fortaleza, este projeto foi um laboratório para experimentos em BIM. Foram testadas diversas novas tecnologias que surgiam à época. Um dos focos neste projeto também foi o desenvolvimento do projeto estrutural utilizando o software TQS. Desde que foram realizados estes dois projetos chave, a POKT adotou integralmente o BIM em todas as disciplinas.

Porque a POKT Design+Arquitetura prefere o AutoCAD Architecture
  • A maioria dos escritórios no Brasil ainda trabalha com o AutoCAD
  • A falta de integração de plataforma com o Revit ainda é uma barreira considerável
  • Muitos desconhecem, mas o AutoCAD Architecture é um programa em BIM, que vem sido desenvolvido desde a época que se chamava Architectural Desktop ou ADT.
  • Os comandos do AutoCAD Architecture são os mesmos do AutoCAD normal, então leva menos tempo para que arquitetos mais antigos possam se adaptar.
  • A maioria dos plugins para projetos complementares à venda no Brasil são desenvolvidos para operar no AutoCAD, então o desenho de projetos estruturais, de hidráulica, elétrica e ar-condicionado podem ser desenvolvidos de maneira integrada e com compatibilização em tempo real, um desafio que poucos escritórios no mundo conseguiram gerenciar.
  • A plataforma do AutoCAD Architecture também é 100% compatível com o Civil 3D.
  • Não é necessário criar desenhos em 2D para a confecção de detalhes construtivos. E alterações de elementos são refletidas automaticamente em plantas, cortes e elevações.

Outros Projetos: