Lista de projetos de arquitetura e engenharia

Toda obra deve conter uma Lista de Projetos de Arquitetura e Engenharia bem desenhada, contando com elementos mínimos na sua composição. Isso porque sua presença será necessária não apenas durante a construção planejada – sem erros e gastos desnecessários – bem como como no futuro, durante manutenções periódicas. A divisão dos trabalhos deve ser planejada em três etapas:

Estudo Preliminar

Deve incluir levantamento arquitetônico, estudo de viabilidade (técnica e legal) arquitetônica, elaboração de programa de necessidades, estudo de volumetria e planta básica de arquitetura. O Estudo Preliminar custa 10% do valor total de projeto.

Ante-Projeto e Aprovação

Contém na composição o levantamento arquitetônico, desenhos básicos de arquitetura, estudo de atendimento (técnico e legal) às legislações pertinentes e projetos de legalização em órgãos públicos. O investimento no ante-projeto e projeto de aprovação representa 30% do valor de projeto.

Projeto Executivo de Arquitetura

Completando o ciclo, deve incluir projetos completos de arquitetura com detalhamento de todos os elementos da construção, projetos de estrutura, instalações hidro-sanitárias e de gás, instalações elétricas e telefônicas, paisagismo básico. Um projeto executivo de arquitetura vale 50% do investimento total cobrado pelo projeto.


Em geral, escritórios de arquitetura entregam o Estudo Preliminar como se fosse um projeto completo. Além disso, enxergam que o projeto executivo é apenas o desenho inicial acrescido de medidas e cotas de nível. Este se torna o principal motivo das queixas contra arquitetos. Isso porque o projeto incompleto acarreta em estimativas de valor de obra pouco realistas. Muitas obras ficam incompletas porque o recurso financeiro orçado acaba antes da conclusão. Projetos falhos também aumentam o prazo da construção e geram desperdício de materiais, além de erros grotescos na execução. Depois da obra pronta, a ausência de um projeto completo dificulta a instalação de armários, quadros e, no futuro, manutenção periódica ou reformas.

A POKT Design+Arquitetura e o StudioMEP permitem a contratação de projetos completos de arquitetura e engenharia. Permite também contratações individuais da lista de projetos de arquitetura e engenharia.

O que deve constar em cada sub-item da lista de projetos de arquitetura e engenharia?

O que se faz no Levantamento Arquitetônico?

Desenho da configuração do terreno; configuração do espaço (paredes); detalhamento de portas, esquadrias e elementos especiais; desenho das estruturas aparentes; desenho das estruturas de telhado aparente e acessíveis; indicação de materiais e acabamentos; paisagismo básico (canteiros, jardins, árvores maiores); indicação dos pontos de iluminação, tomadas, telefones, campainhas e interfones; indicação dos pontos de hidráulica e, opcionalmente, modelagem tridimensional da edificação.

O que contem um estudo de viabilidade arquitetônica técnica e legal?

Estudo do uso e ocupação da edificação X zoneamento; verificação do potencial construtivo do lote e análise e implantação de regulamentos e leis do código de obras.

O que consta em um projeto de acréscimo à edificação existente?

Elaboração do organograma de necessidades; estudo de viabilidade e adaptação de espaços; desenho dos projetos legais e de aprovação (c/ responsabilidade técnica); projeto executivo da obra; projeto de instalações elétricas e de telefonia da área acrescida; projeto de instalações hidráulicas e de gás da área acrescida e, por fim, opcionalmente, a modelagem tridimensional da área acrescida.

O que se faz em um projeto de restauro de edificações existentes?

Análise do histórico construtivo e características da edificação; análise estrutural e projetos de reforço e complementos; projetos legais e de aprovação (c/ responsabilidade técnica); projeto executivo da obra; projeto de instalações elétricas e de telefonia da área acrescida; projeto de instalações hidráulicas e de gás da área acrescida; projetos de legalização de obras executadas; configuração do terreno; levantamento arquitetônico básico (s/elétrica e hidráulica, estrutura de telhado simplificada); uso e ocupação da edificação X zoneamento e análise e implantação de regulamentos e leis do código de obras.

O que contem um projeto de estrutura de concreto, metálica ou de madeira?

Estudo do sistema construtivo adequado à edificação; projeto das fundações da edificação; dimensionamento de elementos construtivos estruturais; projeto executivo estrutural. Em segundo lugar, é opcional a contratação da modelagem tridimensional da estrutura e compatibilização com os demais projetos contratados e a listagem e quantificação de materiais utilizados.

O que há em um projeto de instalações hidráulicas (água quente e fria, esgoto e de águas pluviais) e de gás?

Distribuição de pontos de abastecimento (pias, vasos sanitários, chuveiros) seguindo normas técnicas; cálculo de vazão e pressão dos pontos de abastecimento; dimensionamento da tubulação mínima e peças utilizadas; dimensionamento de calhas e canaletas; projeto de sistema de drenagem pluvial; projeto de fossa e filtro anti-séptico; projeto de rede de hidrantes e sprinklers; dimensionamento de tubulações de gás, e, opcionalmente, modelagem tridimensional da tubulação e compatibilização com os demais projetos contratados, além da listagem e quantificação de materiais utilizados.

O que se consta em um projeto de instalações elétricas, de comunicação e lógica?

Projeto de luminotécnica básico; distribuição de pontos de tomada, luminárias, interruptores, campainhas, motores, bombas, etc.; distribuição de pontos de telefonia, antenas, tv à cabo, interfones e sistemas de comunicação interna; cálculo de cargas, distribuição de circuitos e determinação de dispositivos de proteção;, dimensionamento da fiação e tubulação mínima e peças utilizadas; diagramas de todos os quadros dimensionados; projetos legais e de aprovação (c/ responsabilidade técnica). Também opcional ao final é a modelagem tridimensional da tubulação e compatibilização com os demais projetos contratados além da listagem e quantificação de materiais utilizados.

O que se faz em um projeto de ar-condicionado, ventilação e execução mecânica?

Estudo de sistema e equipamento a ser utilizado; projeto de rede de dutos e hidráulica; dimensionamento de carga térmica; opcionalmente oferta-se a modelagem tridimensional da tubulação e compatibilização com os demais projetos contratados além da listagem e quantificação de materiais utilizados.

O que se faz em um projeto de paisagismo?

Elaboração do programa de necessidades; estudos de insolação, ventilação, solos e adaptação de espécies; indicação de espécies, manuseio, substratos e cuidados; projetos de arrimo, canteiros, jardineiras, elementos arquitetônicos, etc.; projetos executivos complementares de estruturas simples; projeto detalhado de luminotécnica e de elétrica (c/ pontos de tomada, bombas, luminárias, etc); projeto detalhado de hidráulica (c/ pontos de abastecimento, efluentes, drenagem e impermeabilização); desenhos ilustrativos da composição do projeto.

O que há em um projeto de terraplanagem?

Elaboração do programa de necessidades; dimensionamento da movimentação de terra; indicação e dimensionamento de muros de arrimo; estudos da mecânica dos solos além da compatibilização com projetos de fundação.

O que contém um projeto de arquitetura de interiores, decoração e mobiliário?

Elaboração do programa de necessidades; definição de layout; pontos de iluminação, tomadas, telefones, campainhas e interfones; pontos de hidráulica, hidrantes e sprinklers; pontos de ar- condicionado (estimado); definição e quantificação de materiais e acabamentos; especificação de mobiliário e elementos arquitetônicos complementares; e viabilidade técnica segundo legislações específicas (prefeitura, corpo de bombeiros, ergonomia, acessibilidade, etc).

O que se faz em um projeto de comunicação visual?

Elaboração do programa de necessidades e criação de elementos arquitetônicos especiais.