Estação de metrô monotrilho em São Bernardo do Campo

Estação de Metrô em São Bernardo

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Projeto de Estação de metrô em São Bernardo desenhada como proposta para o monotrilho que ligará a cidade do ABC à capital do Estado. A proposta incluiu a instalação de um terminal intermodal interligado à linha 18 – Bronze do METRÔ. Isso porque era fundamental melhorar a integração entre os meios de transportes existentes de São Bernardo do Campo. Portanto, ao final a linha resolverá a grande deficiência de mobilidade da cidade. Hoje a população conta apenas com ônibus para se locomover até outros pontos importantes da Grande São Paulo.

No entanto, com a paralisação da construção da linha, aproveitou-se para propor a unificação da estação do monotrilho com o atual terminal Ferrazópolis da EMTU. A estação de metrô em São Bernardo cumpre com o papel de hub para toda a região.

O projeto apresenta arcos protendidos atuando na sustentação da plataforma do conjunto arquitetônico. Na área imediatamente inferior é realizada a distribuição interna dos usuários. Por fim, no térreo localizam-se se as plataformas de ônibus municipais, metropolitanos e ao sistema do corredor ABD.

Ramificações da estação de metrô

Com esta estação a cidade será integrada aos demais sistemas de transporte da grande São Paulo. Primeiramente, através do corredor de ônibus se conectará à Região Sul e à estação Jabaquara e terminal rodoviário estadual. Também será possível acessar a estação Morumbi da CPTM através de uma ramificação do corredor ABD. Alem disso haverá a interligação com Santo André pela linha Turquesa da CPTM. Na zona leste, a conexão se dará pela estação São Mateus e posteriormente com a linha 15 – Prata. A localização da estação Ferrazópolis está em um ponto estratégico para o público, possibilitando fácil acesso ao centro. Ao final, a linha do monotrilho possuirá 19 estações e será interligada com a linha 2 – Verde na estação Tamanduateí.

Entre outros projetos na área de transportes já realizados pela POKT está também o projeto executivo de praças de pedágio.

Outros Projetos: