Projeto de Estação de metrô em São Bernardo desenhada como proposta para o monotrilho que ligará a cidade do ABC à capital do Estado. A proposta incluiu a instalação de um terminal intermodal interligado à linha 18 – Bronze do METRÔ. Isso porque era fundamental melhorar a integração entre os meios de transportes existentes de São Bernardo do Campo. Portanto, ao final a linha resolverá a grande deficiência de mobilidade da cidade. Hoje a população conta apenas com ônibus para se locomover até outros pontos importantes da Grande São Paulo.
No entanto, com a paralisação da construção da linha, aproveitou-se para propor a unificação da estação do monotrilho com o atual terminal Ferrazópolis da EMTU. A estação de metrô em São Bernardo cumpre com o papel de hub para toda a região.
O projeto apresenta arcos protendidos atuando na sustentação da plataforma do conjunto arquitetônico. Na área imediatamente inferior é realizada a distribuição interna dos usuários. Por fim, no térreo localizam-se se as plataformas de ônibus municipais, metropolitanos e ao sistema do corredor ABD.
Ramificações da estação de metrô
Com esta estação a cidade será integrada aos demais sistemas de transporte da grande São Paulo. Primeiramente, através do corredor de ônibus se conectará à Região Sul e à estação Jabaquara e terminal rodoviário estadual. Também será possível acessar a estação Morumbi da CPTM através de uma ramificação do corredor ABD. Alem disso haverá a interligação com Santo André pela linha Turquesa da CPTM. Na zona leste, a conexão se dará pela estação São Mateus e posteriormente com a linha 15 – Prata. A localização da estação Ferrazópolis está em um ponto estratégico para o público, possibilitando fácil acesso ao centro. Ao final, a linha do monotrilho possuirá 19 estações e será interligada com a linha 2 – Verde na estação Tamanduateí.
Entre outros projetos na área de transportes já realizados pela POKT está também o projeto executivo de praças de pedágio.