Cozinha de apartamento com decoração em estilo industrial

Estilo Industrial aplicado em design de interiores de apartamento

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Projeto desenvolvido para o jovem casal, morador deste apartamento decorado em estilo industrial ao lado do Parque do Ibirapuera. Conforme desejo dos proprietários, foram escolhidos materiais rústicos na composição do projeto de interiores da recém adquirida moradia.  Pedras, madeira, concreto, azulejos retrô, bem como o alumínio dos trilhos da iluminação e elétrica aparente foram combinados com outros materiais refinados. Também foram inseridos elementos de decoração contemporânea, dando um ar industrial-chique à residência.

Percebe-se uma crescente tendência em projetos com esta cara no mundo. Clientes passaram a solicitar que a arquitetura emulasse a experiência inspirada em Lofts nova-iorquinos ocupados no final dos anos 70. Os espaços originais eram habitados inicialmente por artistas, na maioria com orçamentos limitados, que não conseguiriam reformar galpões que alugavam. Por isso apenas decoravam as unidades com móveis antigos e obras de arte próprias ou acessíveis.  Logo depois, na década seguinte, o cinema contribuiu ao retratar a realidade destes espaços para o mundo, que pegou gosto pelo estilo.

A diferença do estilo industrial daquela época para o aplicado em projetos recentes no Brasil é a originalidade dos materiais. No primeiro modelo as construções de fato continham uma rusticidade na sua composição, devido ao pouco investimento necessário para a arquitetura de galpões. Projetos recentes, ao contrário, aplicam estas novas camadas rústicas a uma construção industrializada mais bem acabada. Isso pode gerar confusão generalizada de que obras com estilo industrial são mais baratas por contarem com materiais mais simples. A mão-de-obra também deverá ser mais especializada, contribuindo no aumento do valor de investimento na decoração.

Ficha Técnica

Entre os fornecedores deste projeto está a Palimanan Revestimentos Naturais, que forneceu os tijolos Provence vistos nas fotos. Concluindo, os projetos complementares de elétrica, bem como de hidráulica foram desenhados pela equipe do StudioMEP Projetos Complementares.

Outro projeto rústico com elementos em estilo rústico desenhado pela POKT é a bela Casa da Pedra, em Angra dos Reis.

Outros Projetos: