arquitetura hospitalar do hospital de olhos do paraná

Arquitetura Hospitalar no Paraná

Um projeto moderno com linhas arrojadas demonstrando que clínicas e centros cirúrgicos não precisam ter visuais tão convencionais.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Arquitetura hospitalar traz sempre um desafio novo a escritórios de arquitetura, ainda que especializados. A POKT Design+Arquitetura desenvolveu, com muito carinho, este estudo para o novo Hospital de Olhos do Paraná. A edificação de traços fluídos expressa a vanguarda e comprometimento do hospital com o atendimento de qualidade de seus pacientes. A arquitetura não pode ter características estéticas diferenciadas por tipo de paciente. Sejam particulares ou atendidos pelo SUS, a prioridade foi criar um partido arquitetônico funcional e orgânico.

O projeto contemplou a criação de salas de recepção e triagem amplas, consultórios funcionais, centro cirúrgico arejados e com favorecimento de iluminação natural. Os traços fluídos foram inspirados na continuidade do olhar, afinal, o projeto trata de um hospital oftalmológico. Ainda que tenha partido deste princípio, fundamentou-se na atemporalidade do prédio.

A dinâmica do projeto de arquitetura hospitalar

O prédio hoje funciona como uma clínica mas poderá ser convertido para qualquer outro uso no futuro. É assim que devem ser tratados todos os espaços construídos, planejados ou não. A dinâmica de usos é um dos elementos mais importantes na concepção arquitetônica. Entender a circulação e permanência e como torná-la adaptável é um desafio interessante e não muito difícil de ser conquistado. Ainda, não menos importante, é o cuidado ao não marcar a arquitetura do espaço com estigmas eternos que não permitam um novo uso.

O maior cuidado em um projeto de arquitetura hospitalar, no entanto, é com as leis e regulações vigentes. A Anvisa contém uma série de diretrizes a serem seguidas em projetos do tipo. Estas normas são fundamentais para criar ambientes higiênicos e com baixo índice de contaminação. Circulações especiais, pontos de coleta de resíduos e ambientes cirúrgicos devem ser perfeitamente construídos dentro das especificações.

Projetos complementares especiais para projetos de clínicas e hospitais são também algumas das especialidades atendidas pelo StudioMEP.

Outros Projetos: