Projetos de Arquitetura e Design em Container

Arquitetura em Container – Resort no Interior

Além do conceito da área externa, um quarto modelo foi construído para que investidores e estudantes possam entender melhor a construção e os materiais utilizados.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Arquitetura em Container de um estudo de resort que a POKT Design+Arquitetura está desenvolvendo no interior de São Paulo. O projeto está sendo realizado em conjunto com a Samba Hotéis, que criou a rede Samba-in-the-box em 2018. Primeiramente foi desenhado e construído uma suíte modelo para este empreendimento. O quarto completo está em exposição na Granja Viana, distrito de Cotia, na Grande São Paulo.

O quarto modelo, que foi construído em 2 semanas, quase foi deixado de lado no meio do processo. Isso porque na semana de início da montagem houve a tragédia no Centro de Treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro. Apesar de serem construções utilizando módulos de container habitável, as coincidências ficam só no nome. O tipo de material utilizado nas paredes é diferente do utilizado no modelo carioca e as instalações no Rio aparentavam não seguir as regras mínimas impostas pelas normas legais.

Em relação ao projeto, foram utilizados dois módulos na concepção de cada unidade. Inicialmente a versão montada contava com um corredor contínuo ligando os quartos, que não possuíam varandas. Por sugestão do cliente, foram incorporados alpendres às habitações, mas sem perder a área inicial apresentada. Uma sugestão de implantação foi prevista de modo que os quartos do térreo do complexo tivessem suas varandas abertas para a piscina do resort. Desta forma, criou-se um elemento sofisticado em complemento à arquitetura em container apresentada. Foi apresentado, também, um estudo preliminar da área de eventos do conjunto hoteleiro.

arquitetura em container - estudo de salão de eventos de resort no interior

Um hotel com inúmeras possibilidades – Arquitetura em Container itinerante

Apesar de ter sido montado para ser apresentado inicialmente a um único cliente, outros investidores já demonstraram interesse no conjunto. Dentre as possibilidades há a construção de um hotel escola na cidade de São Paulo, além de outros dois resorts no Estado. Há uma terceira possibilidade de aquisição do hotel para montagem durante eventos itinerantes e temporadas. Um dos estudos prevê a montagem do hotel dentro de um evento de música na cidade do Rio de Janeiro, patrocinado por uma marca que distribuiria estadias dentro do festival entre seus convidados e consumidores. O sorteio das hospedagens faria parte de uma promoção visando o fortalecimento e fidelização à marca patrocinadora.

Fora dos festivais, o hotel seria montado na praia durante o verão e estâncias climáticas no inverno. Isso porque a lógica da inovação associada à marca continua a mesma, gerando surpresa e sensação de exclusividade. Mas, para contribuir com o retorno do investimento, reservas avulsas ou de grupos também estão sendo estudadas.

Outros Projetos: