Refúgio familiar no interior paulistano

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Projeto de uma residência no Condomínio Porto Atibaia

Objetivo: Desenhar de acordo com a família.

A fuga das grandes cidades brasileiras é um fenômeno que vem ocorrendo há algum tempo, mas não é algo exclusivo do País. Percebe-se que este deslocamento de uma população mais privilegiada economicamente para refúgios planejados e com maiores opções de lazer e segurança vem ocorrendo também em países como Itália, Argentina, México e mesmo os Estados Unidos, com suas Gated Communities.


Os moradores não estão comprando apenas uma casa, estão adquirindo um estilo de vida.

Forbes Magazine

No entanto a POKT Design + Arquitetura acha que as famílias não devem se enquadrar no que é determinado pelos arredores e podem sim manter as particularidades da sua convivência.  É por isso que o primeiro passo sempre será manter longas conversas com cada membro da casa e observar como vivem seus dias, de modo a garantir sucesso no projeto dos seus novos espaços.

Mais do que forçar situações e estilos, busca-se criar uma extensão das pessoas, ressaltando sua essência tão dinâmica e única.

O projeto

Toda a casa foi planejada à partir da sua área social, mais especificamente da cozinha, onde a família costuma se reunir em todos os momentos de descontração. 


Desde o início a ideia era criar uma casa térrea, ainda que o terreno possuísse um declive considerável, de pouco mais de 30%. Para que não houvesse uma grande movimentação de terra, a alternativa de projeto escolhida foi a de concentrar os serviços da residência e a garagem em um pavimento subsolo. Neste pavimento inferior também foi criada uma adega climatizada, aproveitando o contato com o solo para reduzir a troca de calor com o ambiente.Toda a casa foi planejada à partir da sua área social, mais especificamente da cozinha, onde a família costuma se reunir em todos os momentos de descontração.

Os destaques são as áreas de circulação e permanência, cuidadosamente planejadas para favorecer a união da família. Os principais cômodos da casa também foram projetados para que pudessem aproveitar ao máximo a vista privilegiada que o terreno proporciona.

Projeto: Plantas e perspectivas

Projeto: Cortes

A boa parte de trabalhar com o sistema BIM é poder fazer quantos cortes for necessário no projeto. Isso ajuda a estudar as interferências e evitar erros que geram desperdício e aumento de custos na obra.

Projetos complementares

O projeto de estrutura faz parte do projeto executivo de qualquer obra. Arquitetos não só são habilitados a desenvolver este trabalho como são fundamentais na tomada de decisão quanto ao sistema escolhido e partido estrutural. Projetos de hidráulica e elétrica também fazem parte do projeto executivo. Orientam a instalação e antecipam conflitos com demais sistemas.

Páginas relacionadas

Private Island Micro-Resort

Em 2017 foi finalizada a construção desta casa em uma ilha exclusiva em Angra dos Reis, após longos anos entre projeto, aprovações

Recepção de Hotel em Container

Hotel e Hostel Modular em Container

Este projeto de hotel e hostel modular construído com container foi um projeto realizado em parceria entre as empresas POKT Design+Arquitetura e Eurobrás, apresentado